Abri uma empresa aos 19 e fechei aos 20

COMO O PERFECCIONISMO ARRUINOU MINHA EMPRESA


Eu tinha 18 anos quando repetia a frase: quero ser empresária até os 19. Não consigo dizer com certeza de onde nasceu esse desejo, mas acredito que somos um amontoado de influência do que vemos e ouvimos, então devo ter visto alguém que conseguiu fazer isso pela internet. 

A verdade é que era muito difícil conseguir motivação para fazer isso sozinha. Eu tinha acabado de concluir um curso técnico em meio ambiente e estava cheia de energia para trabalhar, mas com uma condição: fazer o que amo. Talvez eu esteja a todos esses anos romantizando a ideia de trabalho, mas ainda há motivos para acreditar nisso. Se tem gente que consegue, gostaria de estar entre esses – pensava. 

Reconheço meus privilégios de poder escolher com que e quando trabalhar e agradeço a paciência de meus pais que sempre esperaram meu momento eureka surgir na vida profissional para que então passasse a me sustentar sozinha. 

19 ANOS: RELÓGIO CONTANDO

Completei 19 anos pensando: você tem 12 meses! Coisa de gente perfeccionista.
Não estava conseguindo tirar meus muitos planos do papel sozinha e tinha prazos (que minha própria cabeça havia estipulado) então convidei uma amiga que estava se formando em design para unir nossos projetos criativos. 

O que fazer com minha formação em meio ambiente? Deixar de molho um pouquinho e mergulhar em uma nova área que pudesse ornar com o design e um propósito (este último sempre foi uma prioridade para mim). Escolhi o marketing digital. 

Decidimos ajudar pequenos empreendedores cheios de ideias,  assim como eu, a se posicionar na internet e conseguir lançar suas pérolas no mundo. Dessa forma nasceu a MarDe Ideias (Marde = junção de marketing digital e design), empresa orgulhosamente feita por duas garotas introspectivas que amavam trabalhar do seu próprio quarto e ver olhinhos empreendedores brilhando de orgulho ao conseguir um logotipo, identidade visual ou rede social para seu projeto pessoal.

A MarDe, infelizmente, durou até dezembro do ano seguinte, mais ou menos um ano depois da sua criação por motivos de: problemas de saúde na equipe e muita falta de acreditar em si mesma, por minha parte.

O GRANDE INIMIGO DO EMPREENDEDOR

O perfeccionismo acabou comigo. Eu não queria aceitar que iniciantes erram e que eu ia sim decepcionar alguns clientes antes de atingir a perfeição que eu idealizava.

Quando isso aconteceu eu queria sumir, devolver o dinheiro investido e não responder a nenhuma outra solicitação de orçamento que aparecesse na minha frente, mesmo tendo conseguido entregar o que havia prometido. A verdade é que se você me der um Instagram agora para gerenciar, vou querer fazer isso gratuitamente com medo de te decepcionar. 

As inseguranças que um empreendedor sente na sua jornada merecem tanta atenção quanto a parte técnica e administrativa de abrir uma empresa, sem dúvidas. 

Se sentir assim me custou alguns  anos parada e propostas recusadas nesse período. 

Hoje, aos 21, entendi que o erro é inevitável e eu preciso rir com mais frequência dele se quiser continuar. Não estou falando de decepcionar clientes, mas de não se cobrar além do que deveria já que a perfeição é um lugar que não existe. 

Essa história não tem um final feliz porque ainda não tem um final. 

Nunca é tarde para perceber que está usando a roupa errada e ir trocá-la enquanto há tempo. Hoje eu continuo na busca por trabalhar com o que eu gosto, não porque acredito, mas porque sei que é possível. Trabalho meu lado emocional e maturidade para lidar com os "nãos" antes de qualquer coisa. 

Cada tentativa é uma escola e a única forma de não aprender nada é não fazendo nada. 

Tenho muito orgulho de ter conseguido marcar um check naquela meta para 2018: ser empresária até os 19. E aprendi que o prazo mais real a se colocar a partir de então é "até me orgulhar". 

Enquanto isso vou compartilhando por meio desse blog a continuação  da minha jornada empreendedora que tem tomado novos rumos nos últimos tempos. Você vem comigo?

 Não perca os próximos posts (e o anterior).

Comentários

Postagens mais visitadas